Alimentação em câncer

Administrando o Tratamento: Quais Efeitos Colaterais Podem Interferir na Alimentação e o Que Fazer

10 Sep, 2018

As opções de tratamento oncológico disponíveis incluem cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e mais recentemente terapia alvo e imunoterapia. Estas modalidades podem ser usadas de forma isolada ou combinadas entre si dependendo do tipo e do estágio em que se encontra a doença e das condições clínicas do paciente.

Independente da modalidade escolhida, o tratamento pode provocar efeitos colaterais tais como úlceras na boca e mucosas (mucosite), náuseas, vômitos, alteração no paladar e no olfato, sensação de boca seca, sensação de saciedade precoce, alteração do funcionamento do intestino, perda de apetite, entre outros, interferindo na ingestão alimentar e contribuindo para a perda de peso.

A tabela abaixo exemplifica alguns desses efeitos e dicas que podem auxiliar no manejo

Localização  Possíveis reações Dicas que podem ajudar
Cabeça e Pescoço (tumores de boca e da laringe ) Dificuldade para mastigar, dificuldade e dor para engolir, sensação boca seca, mucosite , alteração ou perda do paladar Modificar a consistência dos alimentos para cremosos ou líquidos, de acordo com a tolerância. Comer de 2/2h. Tomar 2 l de água por dia.Evitar alimentos muito condimentados e sucos ácidos se estiver com úlceras na boca.
Pulmão e tórax Perda de apetite, dor e dificuldade para engolir, fadiga Comer mais vezes e em menor quantidade, escolher líquidos ricos em proteínas e calorias, ter lanches prontos para beliscar
Estômago Saciedade precoce ( sensação estômago cheio), perda apetite, náuseas, vômitos, fadiga Preferir legumes cozidos, frutas sem casca e bagaço, grãos liquidificados, carnes moídas ou desfiadas. Evitar tomar líquidos com a refeição. Para náuseas utilizar gengibre em sucos, em chás ou como tempero alivia a náusea
Colorretal Diarreia , fadiga, náuseas Tomar até 3l líquidos/dia, consumir legumes cozidos, frutas sem casca, carnes magras, batata, mandioca , arroz cozidos
Mama Constipação intestinal, ganho peso Fazer refeições regulares, não beliscar. Preferir frutas in natura e com casca nos lanches e hortaliças cruas em saladas. Consumir de 1,5 a 2,0l água por dia
Linfomas, leucemias Alterações no sangue ( anemia, redução plaquetas e leucócitos) Higienizar frutas e hortaliças cruas com sanitizantes( 1colh.sopa água sanitária para 1l água) por 20min. Não consumir carnes cruas, ovos mal cozidos. Usar água filtrada, fervida ou mineral de boa procedência.

Durante o tratamento você pode ter um ou vários desses efeitos ao mesmo tempo. Apesar de difícil, é muito importante que você continue se alimentando para preservar sua força e evitar interrupções no tratamento.

Procure um nutricionista que poderá lhe auxiliar nas melhores escolhas alimentares e indicar quais suplementos poderão lhe auxiliar para alcançar suas necessidades nutricionais.

Este acompanhamento individualizado é imprescindível e deve iniciar o mais precoce possível para evitar a perda de peso e a desnutrição contribuindo para que o tratamento aconteça conforme planejado o que sem dúvida favorece o resultado final.

Referências:

O conteúdo deste material foi desenvolvido exclusiva e integralmente por Nutricionista Maria Emília Fabre

  • Nutricionista do Centro Médico do Aparelho Digestivo
  • Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Braspen/SBNPE
  • Membro da EMTN do Centro de Pesquisas Oncológicas

Compartilhe: