Alimentação em câncer

Está com enjoos ou náuseas? Dicas de como manter a alimentação adequada mesmo com estes sintomas

04 Apr, 2017

Pacientes que estão em tratamento intensivo de quimioterapia e radioterapia tendem a apresentar perda de peso mais severa em virtude dos efeitos colaterais como: náuseas, vômitos, perda de paladar e olfato. 1

E muitas vezes se faz necessário o uso diário de suplementos nutricionais via oral ricos em proteínas, fibras, energia, vitaminas e minerais garantindo um aporte nutricional maior em pequeno volume, já que muitos pacientes passam a ter uma digestão e esvaziamento gástrico mais lento. 2

Diante desses sintomas e da necessidade de garantir uma suplementação diária, o paciente deve persistir em fazer uso da suplementação, tomando algumas precauções: 1,3

  • Em dias que as náuseas e vômitos estão mais frequentes deve –se consumir alimentos e suplementos líquidos em pequenas quantidades e devagar de forma que tolere melhor, se o vômito persistir consulte seu médico e/ou nutricionista e não tome o suplemento nesse dia de maior mal-estar. Volte a tomar assim que se sentir melhor
  • Já em dias que a digestão está mais lenta consuma frutas e suco cítricos adicionando o suplemento em pó;
  • Em casos de diarreia utilize o suplemento mais vezes ao dia para garantir uma hidratação e reposição de vitaminas e minerais e evitando o consumo de alimentos ricos em gorduras, café, leite e queijos;
  • Para a falta de apetite utilize suplemento alimentar via oral rico em macro e micronutrientes nos intervalos das principais refeições (almoço e jantar).

Lembre-se de que o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar juntamente com a suplementação nutricional oral diária melhora a oferta dos nutrientes contribuindo para aumento de força e energia, prevenindo a perda de peso e proporcionando uma qualidade de vida ao longo do tratamento. 1

Referências

  1. SIMÕES, H. et al. Imunonutrição e o Tratamento do Câncer. Rev. Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 59-64, jul./dez. 2010.
  2. SILVA, M. O. N. Síndrome da anorexia – caquexia em portadores de câncer.
  3. CORRÊA, P. et al. Administração da terapia nutricional em cuidados paliativos. Revista Brasileira de Cancerologia, 2007: 53(3): 317- 323.

Compartilhe: