Alimentação em câncer

Cirurgia

Foi historicamente o primeiro método de tratamento de câncer, e ainda é o mais utilizado, sempre que possível nos tumores sólidos. Consiste em extirpar de forma radical a lesão, incluindo um pouco de tecidos vizinhos (margem de segurança). Muitas cirurgias para câncer são agressivas e de grande porte, o que repercute negativamente sobre a capacidade de alimentação e o estado nutricional do doente.

Atenção nutricional no pré e pós-operatório

Antes da cirurgia

Caso tenha perdido peso antes da cirurgia, procure repor com alimentos proteicos (carne, frango, ovos, peixe, laticínios)

Cirurgias extensas podem implicar em perdas de sangue. Se sua taxa de hemoglobina estiver diminuída, dê preferência a carne, frango, e também feijões, lentilhas e ervilhas, ao lado de folhas verdes (espinafre, couve), que são ricos em ferro

Depois da cirurgia

Independentemente de perda de peso, dê preferência aos mesmos alimentos, na fase pós operatória (convalescença e recuperação)

Suplementos calórico proteicos industrializados também auxiliam na normalização do estado nutricional, além de incluírem vitaminas e minerais


Compartilhe: